Últimas Notícias

Harmonização: Talharim ao Funghi Secchi com Cerveja Dunkel

Por Anderson Senne

Essa semana ganhei uma porção generosa de macarrão feito em casa pela grande Dona Lourdinha (também conhecida como minha avó) e resolvi aproveitar para testar uma receita que tinha pensado já faz algum tempo. Não era nenhuma receita inovadora, mas tinha uma modificação que não sabia se daria certo ou não. É uma receita fácil e que demora uns 50 minutos pra ficar pronta. Não pela complexidade, mas pelo tempo de espera.




Os ingredientes:
400g de macarrão tipo talharim
60 g de Funghi Secchi
3 xícaras (de chá) de água quente (pode ser fervendo)
2 e ½ xícaras (de chá) de vinho tinto seco (pode ser qualquer um)
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de manteiga
1 pedaço de queijo parmesão (para ralar na hora)
1 e ½  caixa de creme de leite (mais ou menos 300g)
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

O preparo:

É preciso, primeiro, hidratar o Funghi. Para isso, basta colocá-los em uma tigela junto com as 3 xícaras de água quente (ou fervendo), tampar e aguardar 30 minutos. É bom dar uma mexida de vez em quando para que todos fiquem hidratados igualmente. Depois desse tempo, retire o funghi da água e pique-o grosseiramente. Reserve a água do funghi, pois precisaremos dela depois.

Pegue uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo e junte a cebola picada. Dê uma leve dourada na cebola e acrescente o funghi. Coloque uma pitada de sal e pimenta do reino, rale um pouquinho de noz moscada e refogue por uns 5 minutos.

Depois disso, acrescente o vinho tinto e cozinhe, em fogo médio, até que o vinho seque por completo.

Ainda em fogo médio, junte toda a água da hidratação do funghi (vale usar uma peneira, pois ficam alguns resíduos no líquido) e cozinhe por uns 10 minutos. 
Dica: Nesse ponto, você pode colocar o macarrão para cozinhar, por que daí ele não ficará esfriando depois de retirado da panela.

Voltando ao molho. Passado os 10 minutos, junte o creme de leite, misture bem, acerte o sal e a pimenta, e deixe por mais uns 5 minutos no fogo, para que o molho fique cremoso.

Junte o macarrão, mexa bem, coloque no prato e polvilhe o queijo parmesão (eu gosto de ralar em pedaços maiores).
Para acompanhar, vale tomar uma cerveja Dunkel, pois o prato tem um sabor bem forte e marcante e o sabor torrado da cerveja meio que dá uma prolongada no paladar após cada garfada.
Bom apetite!

Tem uma receita bacana para harmonizar?
Mande para a Maria Cevada
achamanda@gmail.com


Nenhum comentário