Últimas Notícias

Cerveja e religião

Você sabe a origem do nome cerveja? A cerveja foi batizada assim pelos romanos em homenagem à deusa Ceres (em latim Cervisiae), deusa da agricultura e da fertilidade.

A história da cerveja sempre esteve ligada a lendas e divindades. A primeira lenda sobre a cerveja é do ano 6000 AC:  quando um camponês deixou seus cereais ao relento, a chuva fez os grãos de cevada germinarem e o sol cuidou da fermentação dando origem à primeira cerveja do mundo. Ele atribuiu o milagre aos deuses.

De 2000 a 5000 AC os povos da Mesopotâmia  associavam a cerveja ao sopro mágico da deusa Ninkasi sobre a água e a cevada. Já os babilônios acreditavam que a cerveja era a bebida da celebração dos deuses.

Na idade média, a relação com a religião continuou: monges foram os primeiros a produzir a cerveja em larga escala. E o jejum obrigatório da quaresma ficava beeem mais fácil já que líquidos não era proibidos e a cerveja pra lá de permitida. Além disso, o primeiro registro de utilização do lúpulo na receita é da monja beneditina alemã Hildegard von Bingen.

Essa relação perdura até hoje em homenagens a santos relacionados à bebida:








*Imagens e informações do curso online da Academia da Cerveja

Nenhum comentário